Magé, 13 de Novembro de 2023.
* Invenção X Inovação
Vamos conversar ?
Para entendermos o conceito de inovação, vamos partir da diferenciação entre o que é invenção e o que é inovação.
Vamos discutir a seguinte questão:
Vamos descobrir?
Vocês adotariam algumas das invenções mostradas nessas imagens?
![]() |
Invenções Japonesas/Fonte: Microsoft Bing |
Após suas conclusões, vocês concordam que podemos criar muitas coisas, mas não sabemos se serão inovadoras ou não? Que um inventor nem sempre é um inovador, e vice-versa?
Fiquem ligados!
Não adianta propor algo novo que não seja capaz de gerar valor para o mercado ou para a sociedade.
Por exemplo, quando falamos em aviação,pensamos logo no ilustre Santos Dumont,que é conhecido por todos como o pai da aviação ( Quem nunca ouviu falar no 14-BIS ?). Muito mérito e respeito por ele, que foi sim, um grande inventor brasileiro, entretanto, não foi um inovador,pois não conseguiu transformar o seu invento em um produto bem-sucedido no mercado. Até hoje colhemos contribuições dos seus inventos, como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente. No entanto, ele não chegou a fabricar e vender um único avião, também não montou uma fábrica para produzir e comercializar relógios de pulso ou chuveiros elétricos. Neste caso, Dumont contribuiu com suas invenções, mas não as inovou.
✈ O avião foi uma invenção de grande impacto e afetou a forma de vida das pessoas no planeta, pois reduziu o tempo de deslocamento viabilizando a integração entre pessoas e países. Vale ressaltar, que a invenção do avião foi creditada pela Federação Aeronáutica Internacional, aos americanos Irmãos Wright, pois foram responsáveis pelo primeiro voo motorizado, em 17 de dezembro de 1903, nos EUA, com o modelo Flyer, segundo o site da NASA ¹. Eles tiveram uma visão mais prática e mercadológica e buscaram patentes ² para garantirem seu monopólio comercial das inovações.
✅ Confiram no site abaixo a matéria (Unidos pelo Desejo de Voar: As Semelhanças e Diferenças entre Santos Dumont e Irmãos Wright), por Ingredi Brunato, publicada em 18/07/2023.
Então vamos lá!
A invenção se refere à criação de algo novo; traz consigo,portanto, o caráter de ineditismo. No entanto, os inventores não partem do nada. As grandes invenções ( e as pequenas também) podem ser produto de uma combinação de coisas que já existem ou existiram um dia. Ou seja, são combinações criativas de recursos pré-existentes, adaptados e ressignificados conforme as circunstâncias.
Vamos reforçar essa ideia com mais exemplos bem conhecidos por vocês:
Ler um livro,pedir o jantar ou chamar um carro são recursos pré-existentes que,quando associados à tecnologia do computador e da internet, deram origem a um serviço inovador, como por exemplo, respectivamente, os aplicativos Kindle, IFOOD e Uber.
Agora me digam, esses produtos e serviços, foram ou não foram inovadores?
Afinal, o que é Inovação?
A Inovação consiste em um processo de transformar oportunidades em novas ideias que tenham amplo uso prático,envolvendo, necessariamente, geração de valor. Um produto ou serviço só é inovador quando aceito pelo mercado e pela sociedade.
Resumindo:
INVENÇÃO Criação de algo novo com aplicação prática ou técnica. |
INOVAÇÃO Ocorre quando aquilo que foi inventado (ou
reaproveitado) ganha forma concreta e é apropriado pelas pessoas, gerando
valor para as empresas ou para a sociedade. |
INSPIRAÇÃO !
E para melhor entendermos os conceitos aprendidos, vamos nos inspirar com a história da empresa Brota Company, criadora da horta inteligente, que foi desenvolvida por três alunos de Engenharia da UFRJ, na época da pandemia.
✅Confiram o link para mais informações: https://brotacompany.com.br/pages/sobre-nos |
💕Espero que tenham aprendido bastante e gostado da aula. Até a próxima postagem, com mais novidades para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário